Napoli é uma das cidades mais antigas, belas e vibrantes da Itália. Com uma rica história, uma cultura fascinante e uma gastronomia deliciosa, Napoli é um destino que encanta os visitantes de todas as idades e gostos. Além disso, Napoli é o ponto de partida ideal para explorar as maravilhas naturais e arqueológicas dos seus arredores, como o Vesúvio, Pompeia, Capri, a Costa Amalfitana e o Museu Arqueológico Nacional. Neste post, vamos te mostrar as principais atrações turísticas de Napoli e seus arredores, e te dar dicas de como aproveitar ao máximo a sua viagem.

O que fazer em Napoli

Napoli é uma cidade que oferece uma variedade de atrações para todos os tipos de viajantes. Se você gosta de arte, história e arquitetura, você vai se surpreender com os monumentos, as igrejas, os palácios e os museus que Napoli possui. Alguns dos destaques são:

  • O Duomo: a catedral de Napoli, construída no século XIII, é uma obra-prima do estilo gótico, com uma fachada imponente e um interior ricamente decorado. No subsolo, você pode visitar a cripta de San Gennaro, o padroeiro da cidade, e ver o seu sangue milagrosamente liquefeito.
  • O Castel Nuovo: também conhecido como Maschio Angioino, é um dos símbolos de Napoli, erguido no século XIII pelos reis de Anjou. O castelo tem uma arquitetura imponente, com cinco torres cilíndricas e um arco triunfal. No seu interior, você pode admirar obras de arte, como a Capela Palatina e o Salão dos Barões.
  • O Palazzo Reale: o palácio real de Napoli, situado na famosa Piazza del Plebiscito, é uma das residências mais suntuosas da Itália, com uma fachada neoclássica e um interior luxuoso. O palácio abriga salas de aparato, afrescos, tapeçarias, móveis e objetos que contam a história dos reis que governaram Napoli. Além disso, o palácio tem uma bela vista para o mar e para o Vesúvio.
  • O Museu Arqueológico Nacional: o museu mais importante de Napoli, e um dos mais importantes do mundo, é dedicado à arte e à cultura da Antiguidade. O museu possui uma coleção extraordinária de objetos, esculturas, mosaicos, pinturas e afrescos provenientes de sítios arqueológicos como Pompeia, Herculano, Estábia e Paestum. O museu também tem uma seção dedicada ao Egito, com múmias, sarcófagos e papiros.
Napoli cidade

Natureza

Se você gosta de natureza, Napoli também tem muito a oferecer. Você pode passear pelo Lungomare, o calçadão à beira-mar que se estende por 3 km, e apreciar a vista panorâmica da baía de Napoli, do Vesúvio e das ilhas de Capri, Ischia e Procida. Você também pode visitar o Parco Virgiliano, um parque verde que fica no alto de uma colina, e que tem uma vista espetacular de toda a cidade e do golfo. Outra opção é conhecer o Jardim Botânico, um oásis de tranquilidade e biodiversidade, com mais de 9 mil espécies de plantas de todo o mundo.

Gastronomia

Se você gosta de gastronomia, Napoli é o lugar certo para você. A cidade é famosa por ser o berço da pizza, e você não pode deixar de provar a autêntica pizza napolitana, feita com ingredientes simples e de qualidade, como a farinha, o tomate, o queijo mozzarella, o azeite e o manjericão. Você pode encontrar as melhores pizzarias no centro histórico, como a Antica Pizzeria da Michele, a Pizzeria Sorbillo e a Pizzeria Di Matteo. Além da pizza, Napoli tem outras delícias culinárias, como a pasta, o peixe, os frutos do mar, os doces e o café. Algumas das especialidades típicas são:

  • A parmigiana di melanzane: um prato à base de berinjela, queijo, molho de tomate e manjericão, assado no forno.
  • O spaghetti alle vongole: um prato de massa com molho de alho, azeite, salsa e vôngoles, um tipo de marisco.
  • A frittura di paranza: um prato de peixe frito, como sardinha, anchova, lula e camarão, servido com limão e sal.
  • A sfogliatella: um doce típico de Napoli, feito com uma massa folhada recheada com ricota, frutas cristalizadas e canela.
  • O babà: um doce em forma de cogumelo, feito com uma massa fermentada e embebida em rum ou licor.

O que fazer nos arredores de Napoli

Napoli é uma cidade que tem uma localização privilegiada, pois está próxima de vários destinos turísticos incríveis, que podem ser visitados em um bate e volta ou em uma estadia mais longa. Alguns dos lugares que você não pode perder são:

  • O Vesúvio: o vulcão mais famoso do mundo, que entrou em erupção em 79 d.C. e destruiu as cidades de Pompeia e Herculano. O Vesúvio é um parque nacional, que pode ser explorado por trilhas que levam até a cratera, de onde se tem uma vista impressionante da paisagem vulcânica e da baía de Napoli.
  • Pompeia: a cidade romana que foi soterrada pelas cinzas do Vesúvio, e que foi escavada e preservada ao longo dos séculos. Pompeia é um sítio arqueológico único, que permite aos visitantes conhecer como era a vida na Antiguidade, através das ruínas das casas, dos templos, dos teatros, das termas, dos mercados e dos afrescos que retratam cenas cotidianas.
  • Capri: a ilha mais famosa da Itália, que atrai turistas do mundo todo pela sua beleza natural e pelo seu charme. Capri é dividida em duas partes: a parte alta, chamada de Anacapri, onde ficam a Villa San Michele, o Monte Solaro e a Gruta Azul, e a parte baixa, chamada de Capri, onde ficam a Piazzetta, os Jardins de Augusto e os Faraglioni, as rochas que emergem do mar e que são o símbolo da ilha.
  • A Costa Amalfitana: um trecho de 50 km do litoral italiano, que é considerado um dos mais bonitos do mundo, e que é Patrimônio Mundial da UNESCO. A Costa Amalfitana é formada por várias cidades e vilas encantadoras, que se destacam pela sua arquitetura colorida, pelas suas praias de água cristalina e pelas suas paisagens de tirar o fôlego. Algumas das cidades mais famosas são Amalfi, Positano, Ravello e Sorrento.

Conclusão

Napoli é um destino turístico imperdível na Itália, que combina arte, história, cultura, natureza e gastronomia. Napoli é uma cidade que tem uma alma única, que se expressa na sua música, na sua língua, na sua religiosidade e na sua alegria. Napoli é uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes, que se apaixonam pela sua beleza e pela sua autenticidade. Napoli é uma cidade que vale a pena conhecer e explorar, assim como os seus arredores, que são verdadeiros tesouros da humanidade.

Artigos Relacionados

Bertioga

O que fazer em Bertioga

Última atualização on 15/02/2024 by Navegue Temporada
Read More
passeios e o que fazer

O que fazer no Acre: 12 lugares para visitar

Última atualização on 09/02/2024 by Navegue Temporada
Read More
Ubatuba

10 Motivos para Visitar a Ilha das Couves, o Paraíso de Ubatuba

Última atualização on 24/01/2024 by Navegue Temporada
Read More
América do Sul

O que fazer na América do Sul: 13 lugares para visitar

Última atualização on 22/01/2024 by Navegue Temporada
Read More