Universidades que aceitam o Enem no Brasil e em Portugal

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio no Brasil. Além de ser um requisito para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Enem também pode ser usado como forma de ingresso em diversas universidades no Brasil e em Portugal.

Neste post, vamos apresentar algumas das principais instituições de ensino superior que aceitam o Enem como critério de seleção, tanto no território nacional quanto no país europeu. Confira!

Universidades que aceitam o Enem no Brasil

No Brasil, existem mais de 2 mil universidades, faculdades e centros universitários que utilizam o Enem de alguma forma em seus processos seletivos. Algumas delas adotam o Enem como única forma de ingresso, outras como uma das opções, e outras ainda como parte da nota final.

Entre as universidades que aceitam o Enem no Brasil, podemos destacar as seguintes:

  • Universidade de São Paulo (USP): A USP é a maior e mais prestigiada universidade pública do Brasil, e uma das melhores da América Latina. A USP utiliza o Enem como parte da nota do vestibular da Fuvest, que é a principal forma de ingresso na instituição. Além disso, a USP também oferece vagas pelo Sisu em alguns cursos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): A UFRJ é a mais antiga universidade federal do país, e uma das mais renomadas em diversas áreas do conhecimento. A UFRJ adota o Enem como única forma de ingresso em seus cursos de graduação, por meio do Sisu.
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): A Unicamp é uma das principais universidades públicas do estado de São Paulo, e uma referência em pesquisa e inovação. A Unicamp utiliza o Enem como uma das formas de ingresso em seus cursos, juntamente com o vestibular próprio e o vestibular indígena. A nota do Enem pode substituir a primeira fase do vestibular da Unicamp, ou ser somada à nota da segunda fase.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): A UFMG é uma das maiores e mais tradicionais universidades federais do Brasil, e uma das líderes em produção científica no país. A UFMG utiliza o Enem como única forma de ingresso em seus cursos de graduação, por meio do Sisu.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio): A PUC-Rio é uma das mais conceituadas universidades privadas do Brasil, e uma das mais antigas do país. A PUC-Rio utiliza o Enem como uma das formas de ingresso em seus cursos, juntamente com o vestibular próprio. A nota do Enem pode substituir a prova objetiva do vestibular da PUC-Rio, ou ser somada à nota da prova discursiva.
Significado

Universidades que aceitam o Enem em Portugal

Desde 2014, o Inep firmou acordos com diversas universidades portuguesas para que elas aceitem o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros. Atualmente, são mais de 50 instituições de ensino superior que reconhecem o Enem em Portugal, abrangendo diversas áreas do conhecimento e diferentes regiões do país.

Entre as universidades que aceitam o Enem em Portugal, podemos destacar as seguintes:

  • Universidade de Coimbra (UC): A UC é a mais antiga universidade de Portugal, e uma das mais antigas do mundo. A UC aceita o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. A nota mínima exigida varia de acordo com o curso e o ano de realização do Enem.
  • Universidade do Porto (UP): A UP é a maior e mais prestigiada universidade de Portugal, e uma das melhores da Europa. A UP aceita o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. A nota mínima exigida varia de acordo com o curso e o ano de realização do Enem.
  • Universidade de Lisboa (ULisboa): A ULisboa é a maior e mais diversificada universidade de Portugal, e uma das mais importantes do espaço lusófono. A ULisboa aceita o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. A nota mínima exigida varia de acordo com o curso e o ano de realização do Enem.
  • Universidade do Algarve (UAlg): A UAlg é uma universidade pública situada na região do Algarve, no sul de Portugal. A UAlg aceita o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. A nota mínima exigida varia de acordo com o curso e o ano de realização do Enem.
  • Universidade Católica Portuguesa (UCP): A UCP é uma universidade privada reconhecida pelo Estado português, e uma das mais prestigiadas do país. A UCP aceita o Enem como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. A nota mínima exigida varia de acordo com o curso e o ano de realização do Enem.

Conclusão

O Enem é uma prova que pode abrir muitas portas para os estudantes brasileiros que desejam cursar uma graduação ou uma pós-graduação, tanto no Brasil quanto em Portugal. Neste post, apresentamos algumas das principais universidades que aceitam o Enem como forma de ingresso, tanto no território nacional quanto no país europeu. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!