Lagoa Azul: dicas para visitar esse paraíso na Ilha Grande

A Lagoa Azul é um dos destinos mais procurados por quem visita a Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma piscina natural formada por um arquipélago de ilhas, onde a água cristalina e calma convida para um mergulho entre peixes coloridos e estrelas-do-mar.

Neste post, vamos te dar algumas dicas para aproveitar ao máximo esse lugar incrível, que é um verdadeiro cartão-postal da natureza.

Como chegar na Lagoa Azul

A Lagoa Azul fica na parte norte da Ilha Grande, entre as ilhas de Comprida, Redonda, Macacos e Araçá.

Para chegar lá, você precisa pegar um barco a partir de Abraão, a principal vila da ilha, ou de Angra dos Reis ou Paraty, no continente.

Existem várias opções de passeios de barco que incluem a Lagoa Azul no roteiro, como o meia volta à ilha ou o super sul.

Você também pode alugar um barco privativo ou um caiaque e ir por conta própria, mas lembre-se de levar água, comida e protetor solar.

Lagoa Azul Ilha Grande

O que fazer na Lagoa Azul

A principal atração da Lagoa Azul é, sem dúvida, o seu mar azul-turquesa, que contrasta com o verde da mata atlântica ao redor.

A água é tão transparente que você pode ver o fundo, que é repleto de vida marinha. Por isso, o melhor a fazer é mergulhar com snorkel e observar as diversas espécies de peixes, como o sargentinho, o paru e o budião.

Você também pode encontrar estrelas-do-mar, ouriços, corais e até tartarugas. Se você tiver sorte, pode até nadar com os golfinhos, que costumam aparecer por lá.

Outra atividade que você pode fazer na Lagoa Azul é relaxar na areia ou nas pedras das ilhas que formam a lagoa.

Algumas delas têm pequenas praias, onde você pode estender a sua canga e tomar sol. Mas atenção: não deixe lixo nas ilhas, nem alimente os animais. A Lagoa Azul é uma área de preservação ambiental e devemos respeitar a sua beleza e biodiversidade.

Quando ir e quanto tempo ficar na Lagoa Azul

A Lagoa Azul pode ser visitada durante todo o ano, mas os melhores meses são de dezembro a março, quando o clima é mais quente e chove menos.

O ideal é ir pela manhã, quando o sol ilumina melhor a água e realça a sua cor.

Evite ir nos fins de semana e feriados, quando a lagoa fica mais lotada de turistas e barcos.

O tempo de permanência na Lagoa Azul depende do tipo de passeio que você escolher.

Os passeios de barco costumam ficar entre 30 minutos e uma hora na lagoa, o que é suficiente para mergulhar e tirar fotos.

Se você for de barco privativo ou caiaque, você pode ficar mais tempo, mas lembre-se de que há outras atrações na Ilha Grande que também valem a pena conhecer.

Dicas extras para curtir a Lagoa Azul

  • Leve uma câmera à prova d’água ou uma capinha para o seu celular, para registrar os momentos incríveis que você vai viver na Lagoa Azul.
  • Use colete salva-vidas, mesmo que você saiba nadar. A lagoa é rasa, mas pode ter correntezas e ondas. Além disso, o colete ajuda a flutuar e a economizar energia.
  • Não use protetor solar comum, pois ele pode poluir a água e prejudicar os animais. Prefira um protetor solar biodegradável, que é mais ecológico e não agride o meio ambiente.
  • Respeite o limite de pessoas na lagoa, que é de 100 por vez. Se a lagoa estiver cheia, espere a sua vez ou procure outro lugar para mergulhar. Assim, você contribui para a preservação da Lagoa Azul e para uma melhor experiência de todos.

Agora que você já sabe tudo sobre a Lagoa Azul, é só planejar a sua viagem e se preparar para conhecer esse paraíso na Ilha Grande.

Temos certeza de que você vai se encantar com esse lugar mágico e inesquecível.

Boa viagem!

Artigos Relacionados

Bertioga

O que fazer em Bertioga

Última atualização on 15/02/2024 by Navegue Temporada
Read More
passeios e o que fazer

O que fazer no Acre: 12 lugares para visitar

Última atualização on 09/02/2024 by Navegue Temporada
Read More
Ubatuba

10 Motivos para Visitar a Ilha das Couves, o Paraíso de Ubatuba

Última atualização on 24/01/2024 by Navegue Temporada
Read More
América do Sul

O que fazer na América do Sul: 13 lugares para visitar

Última atualização on 22/01/2024 by Navegue Temporada
Read More