O que fazer no Brasil: 19 lugares para visitar

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma diversidade cultural, natural e histórica impressionante.

De norte a sul, há inúmeras opções de passeios para todos os gostos e bolsos, desde as praias paradisíacas do Nordeste até as cidades cosmopolitas do Sudeste, passando pela floresta amazônica, pelo Pantanal, pelas serras e pelos parques nacionais.

Neste post, vamos apresentar alguns dos principais lugares para visitar no Brasil, divididos por regiões e temas.

Você vai descobrir as belezas e as curiosidades de cada destino, além de dicas de como planejar a sua viagem.

Vamos lá?

Região Norte: a natureza exuberante da Amazônia

A região Norte do Brasil abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e é a maior em extensão territorial do país.

É também a região menos populosa e urbanizada, o que preserva a sua riqueza natural e a sua diversidade étnica e cultural.

A principal atração da região Norte é a floresta amazônica, a maior floresta tropical do mundo, que abriga cerca de 10% de todas as espécies de plantas e animais do planeta.

A floresta é cortada pelo rio Amazonas, o maior rio em volume de água e o segundo maior em extensão do mundo, que possui mais de mil afluentes e ilhas fluviais.

Para explorar a Amazônia, você pode escolher entre diversas opções de passeios, como:

Manaus

A capital do Amazonas é a principal porta de entrada para a floresta, e oferece uma mistura de história, cultura e natureza.

Você pode visitar o Teatro Amazonas, um dos símbolos da época do ciclo da borracha, o Mercado Municipal, onde você pode comprar artesanato e produtos regionais, e o Encontro das Águas, o fenômeno natural onde os rios Negro e Solimões se encontram sem se misturar.

Alter do Chão

Uma vila localizada no município de Santarém, no Pará, que é conhecida como o “Caribe Amazônico”.

O lugar é famoso pelas suas praias de água doce, que surgem na época da vazante do rio Tapajós, formando paisagens paradisíacas.

Você pode fazer passeios de barco, caiaque ou stand up paddle, além de visitar a Floresta Nacional do Tapajós, uma reserva ecológica que abriga diversas comunidades ribeirinhas e indígenas.

Belém

A capital do Pará é uma cidade cheia de cores, sabores e aromas, que refletem a sua influência indígena, africana e europeia.

Você pode conhecer o Ver-o-Peso, o maior mercado a céu aberto da América Latina, onde você pode provar as delícias da culinária paraense, como o açaí, o tacacá e o pato no tucupi.

Você também pode visitar o Museu Paraense Emílio Goeldi, que possui um zoológico, um herbário e um aquário, e o Mangal das Garças, um parque ecológico que reproduz o ecossistema da região.

Cruzeiro fluvial

Uma das melhores formas de conhecer a Amazônia é navegando pelos seus rios, observando a fauna e a flora, e interagindo com as comunidades locais.

Você pode optar por um cruzeiro de luxo, com todo o conforto e comodidade, ou por um barco regional, mais simples e econômico, mas também mais autêntico e aventureiro.

Há roteiros que duram de alguns dias a algumas semanas, e que passam por diversos pontos de interesse, como o Parque Nacional do Jaú, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e a Ilha de Marajó.

passeios e o que fazer

Região Nordeste: as praias paradisíacas e a cultura vibrante

A região Nordeste do Brasil abrange os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, e é a segunda mais populosa do país.

É também a região mais diversa em termos de clima, relevo, vegetação e cultura, com influências indígenas, africanas, portuguesas e holandesas.

A principal atração da região Nordeste são as suas praias paradisíacas, que se estendem por mais de 3 mil quilômetros de litoral, com águas mornas, areias brancas e coqueirais.

Há praias para todos os gostos e estilos, desde as mais urbanas e badaladas até as mais desertas e preservadas.

Além das praias, a região Nordeste também oferece outras opções de passeios, como:

Salvador

A capital da Bahia é a primeira capital do Brasil, e possui um patrimônio histórico e cultural incomparável.

Você pode visitar o Pelourinho, o centro histórico da cidade, que reúne igrejas, museus, casarões e monumentos, e que é palco de manifestações artísticas e religiosas, como o candomblé e a capoeira.

Você também pode conhecer o Mercado Modelo, onde você pode comprar artesanato e lembranças, e o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, oferecendo uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

Fernando de Noronha

Um arquipélago localizado a cerca de 350 quilômetros da costa de Pernambuco, que é considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil.

O lugar é um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo, com praias de águas cristalinas, piscinas naturais, trilhas, mirantes e uma rica vida marinha.

Você pode fazer passeios de barco, mergulho, snorkeling, surfe, entre outros.

O acesso à ilha é limitado e controlado, e há uma taxa de preservação ambiental a ser paga pelos visitantes.

Lençóis Maranhenses

Um parque nacional localizado no Maranhão, que abrange uma área de cerca de 155 mil hectares de dunas, lagoas, mangues e restingas.

O lugar é um cenário único e deslumbrante, que muda de acordo com as estações do ano e as chuvas.

Você pode fazer passeios de 4×4, quadriciclo, jipe, cavalo, ou a pé, e se refrescar nas lagoas de água doce, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

Jericoacoara

Uma vila de pescadores localizada no Ceará, que é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que buscam tranquilidade, beleza e simplicidade.

O lugar é cercado por dunas, lagoas, pedras e coqueiros, e possui uma atmosfera rústica e charmosa.

Você pode fazer passeios de buggy, cavalo, jangada, ou a pé, e apreciar o pôr do sol na Duna do Pôr do Sol ou na Pedra Furada.

Região Centro-Oeste: o Pantanal e o cerrado

A região Centro-Oeste do Brasil abrange os estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e é a segunda maior em extensão territorial do país.

É também a região mais central do país, e a que possui a menor densidade demográfica.

A principal atração da região Centro-Oeste é o Pantanal, a maior planície alagável do mundo, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, e se estende até a Bolívia e o Paraguai.

O lugar é um santuário ecológico, que abriga mais de mil espécies de animais, como onças, jacarés, araras, tuiuiús, capivaras, entre outros.

Você pode fazer passeios de barco, cavalo, bicicleta, ou a pé, e observar a fauna e a flora, além de conhecer as fazendas e os costumes dos pantaneiros.

Além do Pantanal, a região Centro-Oeste também oferece outras opções de passeios, como:

Brasília

A capital do Brasil é uma cidade planejada, que foi inaugurada em 1960, e que é considerada um patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Você pode visitar os principais monumentos e edifícios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana, o Memorial JK, entre outros.

Você também pode conhecer o Parque Nacional de Brasília, que possui trilhas, cachoeiras e piscinas naturais, e o Lago Paranoá, que é um dos cartões-postais da cidade.

Chapada dos Veadeiros

Um parque nacional localizado em Goiás, que abrange uma área de cerca de 240 mil hectares de cerrado, o segundo maior bioma do Brasil.

O lugar é um destino ideal para os amantes do ecoturismo e do misticismo, com cachoeiras, cânions, vales, grutas e formações rochosas.

Você pode fazer passeios de 4×4, bicicleta, ou a pé, e visitar lugares como o Vale da Lua, a Cachoeira Santa Bárbara, o Mirante da Janela, entre outros.

Bonito

Uma cidade localizada em Mato Grosso do Sul, que é um dos principais polos de turismo ecológico do Brasil.

O lugar é famoso pelas suas águas cristalinas, que permitem a prática de atividades como mergulho, snorkeling, flutuação, rapel, entre outras.

Você pode fazer passeios de barco, jipe, ou a pé, e conhecer lugares como a Gruta do Lago Azul, o Abismo Anhumas, o Aquário Natural, entre outros.

Região Sudeste: as cidades cosmopolitas e a serra

A região Sudeste do Brasil abrange os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e é a mais populosa e desenvolvida do país.

É também a região mais diversa em termos de economia, cultura e gastronomia, com influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas.

A principal atração da região Sudeste são as suas cidades cosmopolitas, que oferecem uma variedade de opções de lazer, cultura, negócios e entretenimento.

Há cidades para todos os gostos e estilos, desde as mais históricas e charmosas até as mais modernas e agitadas.

Além das cidades, a região Sudeste também oferece outras opções de passeios, como:

Rio de Janeiro

Acidade maravilhosa é uma das mais famosas e visitadas do Brasil, e possui uma beleza natural e cultural incomparável.

Você pode visitar os principais cartões-postais da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, entre outros.

Você também pode conhecer as famosas praias da cidade, como Copacabana, Ipanema, Leblon, entre outras.

E não se esqueça de aproveitar a vida noturna, a gastronomia e o carnaval da cidade, que são atrações à parte.

São Paulo

Amaior cidade do Brasil é um centro de cultura, negócios, gastronomia e diversidade.

Você pode visitar os principais museus e galerias da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Futebol, a Pinacoteca do Estado, entre outros.

Você também pode conhecer os principais parques e avenidas da cidade, como o Parque Ibirapuera, o Parque do Povo, a Avenida Paulista, entre outros.

E não se esqueça de experimentar as delícias da culinária paulistana, que é uma mistura de sabores de todo o mundo.

Ouro Preto

Uma cidade histórica localizada em Minas Gerais, que foi o centro da exploração do ouro no Brasil colonial, e que é considerada um patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Você pode visitar as principais igrejas e museus da cidade, que possuem obras de arte do Barroco Mineiro, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, o Museu da Inconfidência, entre outros.

Você também pode conhecer as minas de ouro, as casas coloniais, e as lojas de artesanato e de pedras preciosas da cidade.

Campos do Jordão

Uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, que é conhecida como a “Suíça Brasileira”.

O lugar é um destino ideal para quem busca um clima frio, uma arquitetura europeia e uma gastronomia sofisticada.

Você pode fazer passeios de trem, teleférico, bicicleta, ou a pé, e visitar lugares como o Parque Estadual de Campos do Jordão, o Palácio Boa Vista, o Morro do Elefante, entre outros.

Região Sul: a colonização europeia e a natureza

A região Sul do Brasil abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e é a menor em extensão territorial do país.

É também a região mais fria do país, com temperaturas que podem chegar abaixo de zero no inverno, e com neve em algumas cidades.

A principal atração da região Sul é a sua colonização europeia, que se reflete na arquitetura, na cultura, na gastronomia e nas festas típicas da região.

Há cidades que preservam as tradições de seus imigrantes, como alemães, italianos, poloneses, ucranianos, entre outros.

Além da colonização europeia, a região Sul também oferece outras opções de passeios, como:

Foz do Iguaçu

Uma cidade localizada no Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, que é famosa pelas suas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Você pode fazer passeios de barco, helicóptero, bicicleta, ou a pé, e admirar as mais de 270 quedas d’água, que chegam a 80 metros de altura.

Você também pode conhecer o Parque das Aves, que possui mais de mil aves de 150 espécies, e o Marco das Três Fronteiras, que é um monumento que marca o encontro dos três países.

Gramado

Uma cidade localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O lugar é um charme, com uma arquitetura alpina, um clima frio, e uma gastronomia deliciosa.

Você pode visitar os principais pontos turísticos da cidade, como o Lago Negro, o Mini Mundo, o Museu de Cera, entre outros.

Você também pode aproveitar os eventos e as festas da cidade, como o Festival de Cinema, o Natal Luz, o Festival de Chocolate, entre outros.

Florianópolis

A capital de Santa Catarina é uma cidade que combina natureza, cultura e diversão.

Você pode conhecer as mais de 40 praias da cidade, que são ideais para a prática de esportes náuticos, como surfe, kitesurfe, windsurfe, entre outros.

Você também pode visitar o Centro Histórico, que possui edifícios e monumentos que contam a história da cidade, como a Ponte Hercílio Luz, o Palácio Cruz e Sousa, a Catedral Metropolitana, entre outros.

E não se esqueça de experimentar as delícias da culinária catarinense, como a sequência de camarão, a ostra, o marreco recheado, entre outros.

Curitiba

A capital do Paraná é uma cidade que se destaca pela sua qualidade de vida, pela sua sustentabilidade e pela sua diversidade cultural.

Você pode visitar os principais parques e jardins da cidade, como o Jardim Botânico, o Parque Barigui, o Parque Tanguá, entre outros.

Você também pode conhecer os principais museus e espaços culturais da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer, o Museu do Holocausto, o Memorial Ucraniano, entre outros.

E não se esqueça de fazer o passeio de trem até Morretes, uma cidade histórica que fica na Serra do Mar, e que é famosa pelo seu barreado, um prato típico da região.

Artigos Relacionados

Paraty

Quanto custa 3 dias em Paraty?

Última atualização on 01/03/2024 by Navegue Temporada
Read More
Paraty

Tem que pagar para entrar em Paraty?

Última atualização on 01/03/2024 by Navegue Temporada
Read More
Praia

As 10 Melhores Praias de Santos

Última atualização on 01/03/2024 by Navegue Temporada
Read More