Sisu, Prouni e Fies: o que são e como funcionam

Se você está pensando em ingressar no ensino superior, provavelmente já ouviu falar de três programas do governo federal que podem te ajudar nessa jornada: o Sisu, o Prouni e o Fies. Mas você sabe o que são e como funcionam esses programas? Neste post, vamos explicar as principais características, diferenças e requisitos de cada um deles, para que você possa escolher a melhor opção para o seu perfil e objetivos.

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior. O Sisu é realizado duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho, e oferece vagas em universidades federais, estaduais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem mais recente e ter obtido nota maior que zero na redação. Além disso, cada instituição pode definir critérios específicos de seleção, como nota mínima, peso das áreas do conhecimento e cotas para grupos sociais.

O Sisu funciona da seguinte forma: o candidato se inscreve no site do programa, escolhe até duas opções de curso e instituição, e acompanha a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados. A nota de corte é atualizada diariamente, com base no número de vagas e no desempenho dos candidatos. Ao final do período de inscrição, o Sisu seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a nota do Enem e os pesos e critérios definidos pelas instituições. Os selecionados devem fazer a matrícula na instituição para a qual foram aprovados, dentro do prazo estabelecido pelo Sisu.

Vestibular Estudar ENEM

O que é o Prouni?

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. O Prouni também é realizado duas vezes por ano, geralmente em janeiro e julho, e oferece bolsas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para participar do Prouni, é preciso ter feito o Enem mais recente e ter obtido uma média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa integral
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada com bolsa integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

O Prouni funciona da seguinte forma: o candidato se inscreve no site do programa, escolhe até duas opções de curso e instituição, e acompanha a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados. A nota de corte é atualizada diariamente, com base no número de bolsas e no desempenho dos candidatos. Ao final do período de inscrição, o Prouni pré-seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a nota do Enem e os critérios de renda e de cotas. Os pré-selecionados devem comprovar as informações prestadas na inscrição junto à instituição para a qual foram pré-selecionados, dentro do prazo estabelecido pelo Prouni.

As bolsas do Prouni podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

O que é o Fies?

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, que financia a mensalidade de instituições privadas de ensino superior. O Fies é realizado em qualquer época do ano, e oferece financiamento em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para participar do Fies, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e ter obtido uma média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

O Fies funciona da seguinte forma: o candidato se inscreve no site do programa, escolhe uma opção de curso e instituição, e verifica se o curso está com vagas disponíveis e se atende aos critérios de qualidade estabelecidos pelo MEC. Em seguida, o candidato preenche os dados solicitados e submete a sua inscrição. Se a inscrição for validada, o candidato deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para validar as informações prestadas. Depois, o candidato deve ir a um agente financeiro do Fies, escolhido por ele, para formalizar a contratação do financiamento.

O Fies possui duas modalidades: o Fies e o P-Fies. O Fies é destinado aos candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, e tem juros zero. O P-Fies é destinado aos candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até cinco salários mínimos, e tem juros variáveis de acordo com o banco. Em ambos os casos, o candidato só começa a pagar o financiamento após a conclusão do curso, respeitando o seu limite de renda.

Conclusão

Como vimos, o Sisu, o Prouni e o Fies são três programas do governo federal que podem facilitar o acesso ao ensino superior. Cada um deles tem suas características, diferenças e requisitos, e cabe ao candidato avaliar qual é o mais adequado para o seu caso. Para saber mais sobre esses programas, acesse os sites oficiais:

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Até a próxima!

Artigos Relacionados

Vestibular Estudar ENEM

O que cai no Enem: áreas de conhecimento e competências

Última atualização on 15/01/2024 by Navegue Temporada
Read More
Vestibular Estudar ENEM

Como escrever uma redação nota 1000 no Enem | Dicas e Exemplos

Última atualização on 15/01/2024 by Navegue Temporada
Read More
Vestibular Estudar ENEM

Universidades que aceitam o Enem no Brasil e em Portugal

Última atualização on 15/01/2024 by Navegue Temporada
Read More
Vestibular Estudar ENEM

Sisu, Prouni e Fies: o que são e como funcionam

Última atualização on 15/01/2024 by Navegue Temporada
Read More